CERTIFICAÇÕES

PME LÍDER

A PME Líder é uma das certificações mais importantes no capítulo financeiro, e é concedida a empresas que demonstrem cumprir um conjunto significativo de indicadores de negócio, financeiros e processuais. A Optilink orgulha-se de ter conseguido obter esta certificação há vários anos. O estatuto PME Líder dá acesso a um conjunto de produtos e serviços financeiros que potenciam o posicionamento da Optilink no mercado nacional e internacional.

1-“PME Líder” é uma marca registada do IAPMEI.

2 – O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, no caso das empresas do Turismo, no âmbito do Programa FINCRESCE, em parceria  com 11 bancos a operar em Portugal: Banco BIC, Banco BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco Açores e Santander Totta.

3 – O estatuto PME Líder tem como base os seguintes critérios:

     a) Empresas que assegurem a condição de PME, de acordo com a Recomendação da Comunidade de 6 de Maio de 2003 (2003/361/CE), a ser comprovada através da Certificação PME online que deve ser renovada anualmente até à data limite legal de apresentação de contas às Finanças, sob pena de caducidade automática*;
     b) Situação regularizada perante a Administração Fiscal, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal;
     c) Foco em PME que prossigam estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva, selecionadas através da superior capacidade de escrutínio e de uma ampla implantação no território nacional, pelos bancos protocolados;
    d) Perfil de risco posicionado nos mais elevados níveis dos sistemas internos de notação de risco dos bancos protocolados, e cuja uniformização se processa por relações estabilizadas e formalizadas com as entidades do Sistema Nacional de Garantia Mútua (ratings 1, 2, 3, 4 e 5). O perfil de risco passa, este ano, a englobar a probabilidade de default (PD) das empresas;
    e) Empresas que, para além do superior perfil de rating, tenham pelo menos três exercícios de atividade completos e que apresentem, com contas fechadas de 2014 (entende-se que as contas se encontram encerradas após a aprovação das mesmas em sede de Assembleia), os seguintes requisitos:
(i) Resultado Líquido Positivo em 2014;
(ii) EBITDA** positivo nos dois anos em análise (2014 e 2013);
(iii) Autonomia Financeira em 2014 >= 30% (Capitais Próprios/Ativo Líquido);
(iv) Volume de Negócios em 2014 >= 1.000.000,00 (1 milhão de euros). Entende-se por Volume de Negócios as vendas e serviços prestados e não serão tidos em conta os subsídios à exploração nem outros rendimentos e ganhos;
(v) Número de Trabalhadores (UTA) da empresa como autónoma em 2014 >= 8;

PME EXCELÊNCIA

Dentro do universo das PME Líder, são selecionadas um conjunto mais restrito de empresas que cumprem critérios ainda mais restritos quer de negócio, quer financeiros.

A Optilink é uma das empresas reconhecidas com a certificação PME Excelência.

PME Excelência é uma marca registada do IAPMEI.

Trata-se de um estatuto de qualificação empresarial criado pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto de 11 Bancos Parceiros: Banco BIC, Banco BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco Açores, e Santander Totta.
As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, com base no universo das PME Líder à data de 30 de novembro de 2015, tendo adicionalmente que cumprir os seguintes critérios:

            (i) – Classificação entre os 3 primeiros níveis de rating (1, 2 ou 3) do Sistema de Garantia Mútua, baseado nas contas de 2014 (IES 2014);
            (ii) – Autonomia Financeira (Capitais Próprios/Ativo Total Líquido) >= 35%;
            (iii) – Crescimento do Volume de Negócios face a 2013 >= 0%;
            (iv) – Rendibilidade dos Capitais Próprios (Resultados Líquidos/Capitais Próprios) >= 10%;
            (v) – Rendibilidade Líquido do Ativo (Resultados Líquidos/Ativo Total Líquido) >= 3%.
No caso do setor do Turismo, é possível enquadrar empresas desde que cumpram os seguintes critérios suportados nas demonstrações financeiras de 2014:

            (i) – Classificação entre os 3 primeiros níveis de rating (1, 2 ou 3) do Sistema de Garantia Mútua, baseado nas contas de 2014 (IES 2014);
            (ii) – Autonomia Financeira (Capitais Próprios/Ativo Total Líquido) >= 35%;
            (iii) – Cumprimento adicional de um dos seguintes critérios, sendo que os estabelecimentos de restauração e bebidas (CAE 561 e 563) têm de cumprir, no mínimo, dois critérios:
a) Crescimento do Volume de Negócios face a 2013 >= 0%;
b) Rentabilidade dos Capitais Próprios (Resultado Líquido/Capital Próprio) >= 8%;
c) Rentabilidade do Ativo (Resultado Líquido/Ativo Líquido) >= 3%.

ISO 9001

A certificação ISO 9001 é uma referência mundial que atesta a conformidade das empresas perante processos identificados e mensuráveis. A Optilink exerce a sua atividade numa área onde a qualidade e a certificação técnica dos produtos é absolutamente essencial. A certificação ISO 9001 assegura que toda a produção e serviços realizados pela Optilink são controlados do princípio ao fim, garantindo que o resultado final apresenta o nível de qualidade determinado.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001, permite demonstrar o compromisso das organizações com a qualidade e satisfação dos seus clientes, reforçando a imagem institucional e o acompanhamento do mercado em constante evolução. A ISO 9001 baseia-se em oito princípios de gestão da qualidade:

  • Focalização nos Clientes
  • Liderança
  • Envolvimento das Pessoas
  • Abordagem por Processos
  • Abordagem à Gestão através de um Sistema (SGQ)
  • Melhoria Contínua
  • Abordagem à Tomada de Decisões Baseada em Factos
  • Relações com Fornecedores com Benefícios Mútuos

A reputação da ISO – International Organization for Standardization e o reconhecimento internacional do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a ISO 9001, prestigiam a imagem de qualquer organização. Simultaneamente, proporcionam a melhoria contínua dos processos e Sistemas de Gestão de Qualidade, o que se traduz na melhoria geral da performance e influencia positivamente os resultados da organização. Demonstrar um real compromisso com a Qualidade poderá transformar a cultura da sua organização, uma vez que os colaboradores reagem positivamente a melhorias constantes.

COTEC PORTUGAL

A COTEC é uma associação de empresas de referência que existe com o intuito de promover  o crescimento dos associados, através da identificação de sinergias.  A Rede PME Inovação COTEC foi criada para o desenvolvimento de competências das PME e tem por objetivos: promover o reconhecimento público de um grupo de PME que, pela sua atitude e atividade inovadoras, constituem exemplos de criação de valor para o País; estabelecer a cooperação em rede entre os Associados da COTEC Portugal e as PME da Rede; e dar apoio específico em fases de crescimento, nomeadamente na atração de investimento relevante e no suporte à sua internacionalização. É com orgulho que a Optilink, após um processo de seleção, foi certificada como PME Inovadora, passando a  fazer parte da rede.