HISTÓRIA
Após investigação, formação na área e um estudo de mercado alicerçado no contacto direto com os potenciais clientes, surgiu o projeto Optilink.
A Optilink, Lda. foi constituída a 19 de fevereiro de 2007, tendo como objeto principal a Assemblagem de Componentes Óticos. Em setembro de 2013, a Optilink passa a ter como atividade secundária a Construção e Manutenção de Redes de Telecomunicações e Projeto.
Desde então, a sua evolução tem sido evidente aos mais variados níveis:
Instalações:
Do aluguer das instalações iniciais (com 60 m2) em 2007, para a aquisição em 2009, de instalações próprias (com 600 m2), e os atuais 900 m2 sitas na Zona Industrial da Formiga, em Pombal.
Equipamentos:
Do investimento inicial à atividade proposta, fazia parte a aquisição de bancadas técnicas e máquinas adequadas para a assemblagem e teste de conectores aos cabos de fibras óticas, nomeadamente a conetorização, polimento, microscópio e equipamentos de teste.
Ao longo dos anos, a Optilink, tem vindo não só a aumentar a quantidade dos equipamentos acima descritos, como também adquiriu equipamento de laboratório map 200, sistema de marcação a laser de fibras, plataforma de testes, OTDR’s e interferómetro.
Clientes:
De 2007 até inícios de 2008, a Optilink trabalhou em exclusivo para o fornecimento de pigtails e patchcords para a Telcabo. Após este período, a capacidade de resposta demonstrada, associada à qualidade dos produtos produzidos, potenciou o estabelecimento de novas parceiras. À data de hoje, destacam-se como principais clientes: Telcabo; Arestel; Novabase IMS; PHBP Eletrónica; PT Inovação; PT Comunicações; PDT – Projetos de Telecomunicações; Ampernor; Eurico Ferreira; R&M Portugal e TEKA.
Recursos Humanos:
Dos 3 elementos que iniciaram o projeto, a Optilink conta hoje com mais de cinquenta colaboradores.